top of page

FILME Red: Crescer é uma fera - uma visão sistêmica (com possíveis spoilers)



Adolescência é a fase de testar os padrões familiares. Durante a infância, a criança está ali, aprendendo sobre o mundo com a visão de seus pais e do seu sistema. Na adolescência, conforme expande seu círculo de convívio (e sofre o impacto por conhecer mundos tão diferentes), os adolescentes passam a questionar, testar e confrontar o próprio sistema.


No filme, Mei é uma criança que honra e mantém profunda lealdade ao seu sistema. Inclusive nas orações aos antepassados, prestando suas reverências aos que vieram antes dela. Porém esse equilíbrio na hierarquia é abalado pela puberdade. Junto com a menstruação surge uma fera, o panda vermelho!


Bênção ou maldição? Ahhhh, isso eu deixo com você. Considerando a metáfora, cada mulher sabe da sua própria experiência com a fera que nasceu naquele momento.


No caso, o panda vermelho era uma força do sistema que, por muito tempo, foi excluída e renegada. E tudo que é excluído volta, para que seja honrado e receba seu lugar.


A relação de Mei com seu panda vermelho era totalmente diferente da relação que as mulheres de sua família tinham. Por isso, para dar-lhe espaço, precisou confrontar todo o seu sistema. Junto com esse embate, veio a culpa, comum a todos que ousam ir além do que seus antepassados já foram. Sabe aquela culpa de ser diferente, de decepcionar os pais, de não conseguir se adequar ao que era esperado? Ah, sabe né?


Essa é a “má consciência” e, se você estiver honrando as ordens da hierarquia, do pertencimentos e do equilíbrio de troca, e essa culpa continuar existindo, siga-a! Porque é por onde esta culpa vai que levará todo teu sistema a um caminho novo e ainda não percorrido. É a culpa de quebrar os padrões e lealdades que já não servem mais, está tudo bem!


Bom, muita coisa acontece no filme, mas vamos logo para a moral da história…


A dor se transformou em força, quando novamente a hierarquia foi respeitada, quando as feras do sistema foram vistas e incluídas, e quando os pais puderam olhar para a filha com bons olhos. Como toda cura sistêmica, outras gerações receberam esse amor, e cada um pode retornar ao seu lugar com mais força.


E viveram felizes para sempre… ah não, isso não, errei aqui, não é conto de fadas!

E viveram com todo tipo de sensações e sentimentos, como é a vida!



Comments


bottom of page